MAGNESITA
É a forma mineral do Óxido de Magnésio que se deriva em diversos tipos, como por exemplo o (MgO Eletrofundido), o qual é utilizado para fabricação de resistências elétricas e elementos de aquecimento.
Assista o vídeo
Na sua composição contém 47,81% de Mg e 52,19% de CO2.
Em termos elementares, a composição é a seguinte: 28,83% magnésio; 14,25% carbono; 56,93% oxigênio. O peso molecular da fórmula MgCO3 é 84,31 gramas.
A Magnesita tem a forma isoestrutural calcita, e sua aparência de cristais, como o exemplo do vídeo.
A extração é feita através de lavra no modo clássico, a céu aberto, os mineiros e cascalhos passam por uma etapa de seleção manual para separação de fragmentos contaminados com talco e hematita, vão para uma pilha de homogeneização que alimenta os fornos verticais de sinterização.
A Magnesita submetida a tratamentos térmicos entre 1800ºC a 2100ºC que resulta no produto que se denomina comercialmente “Magnesita calcinada à morte” (dead burned magnesite) ou, mais corretamente, sínter magnesiano ou em outras palavras magnésia sinterizada.
A Magnesita quando atinge o teor de 85% de MgO na base calcinada juntamente com outras exigências, onde respeite o limite de 10% é possível a obtenção dos seguintes produtos:
Sínter magnesiano;
Magnésia eletrofundida;
Magnésia cáustica;
Magnésio metálico;
Compostos de magnésio;
Óxido de Magnésia Eletrofundido que é obtida em fornos elétricos a arco voltaico, em temperaturas entre 2800 a 3000ºC. A massa específica mostra-se próxima da teórica para o periclásio, isto é, cerca de 3,7g/cm3.
Portanto, a porosidade aparente é próxima de zero. O grau de pureza é sempre acima de 95% de MgO, às vezes atingindo 99%. Em suma é um produto específico para utilização em resistências.
Assista o vídeo
Nesse post falamos sobre a Magnesita, nos próximos posts iremos falar mais sobre Óxido de Magnésio - Eletrofundido, acompanhe.